Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Vinhos

Moscatel de Setúbal: a joia da Península à prova em Lisboa

As melhores produções de Moscatel de Setúbal e do Moscatel Roxo de Setúbal vão estar à prova no Pátio da Galé, em Lisboa. De 8 a 10 de fevereiro, 14 produtores aproveitam o evento “Vinhos no Pátio Enoturismo – Lisboa e Setúbal” para, em muitos casos, apresentar em primeira mão as novidades para 2019. Além destes icónicos vinhos, há ainda petiscos para provar, servidos pelos restaurantes Can The Can e Lisboa à Vista e ainda masterclasses com os melhores especialistas, algumas de acesso gratuito. Uma oportunidade única de redescobrir os melhores produtos que se fazem nesta região do país.



A Península de Setúbal, devido à diversidade climática, orográfica e geológica absolutamente singular, caracterizada pela planície arenosa, pela serra da Arrábida e pelo parque natural com a vinha nas encostas viradas a norte, os estuários dos rios Tejo e Sado e a proximidade com o Oceano Atlântico é a responsável pela origem de vinhos carismáticos, com personalidades distintas e caráter único. Destaca-se na região o icónico Moscatel de Setúbal, um generoso de perfil único no mundo, feito a partir das castas Moscatel de Setúbal ou Moscatel Roxo.

Para os apaixonados por estes generosos ou simples apreciadores há uma Masterclass gratuita, chamada “Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo de Setúbal: Duas Joias da Península”, dia 8 de Fevereiro, às 20h30, dirigida por Alexandre Lalas, jornalista e crítico de vinhos. No dia seguinte, pelas 16h30, é a vez do sommelier João Chambel dirigir uma masterclass com o nome de “Palmela, a Essência do Castelão”, cabendo ao sommelier Manuel Moreira, no último dia, pelas 17h30, ensinar o público a reconhecer os “Brancos de Setúbal e Palmela: O equilíbrio perfeito entre a tradição e o contemporâneo”.



Durante os três dias em que decorre o evento “Vinhos no Pátio Enoturismo – Lisboa e Setúbal” haverá mais de 200 vinhos para provar, vindos dos principais produtores. Assinalam presença a Companhia Agrícola da Barrosinha, a Serenada Enoturismo / Vinhos Serras de Grândola, a Casa Agrícola Horácio Simões e a Venâncio Da Costa Lima. Na lista incluem-se ainda a Casa Ermelinda Freitas, a Adega De Palmela e a Damasceno, bem como a Filipe Palhoça Vinhos. Prove ainda os vinhos da Casa de Atalaia, da José Maria da Fonseca, da CW - Comporta Wines, da Fernão Pó Adega e ainda dos produtores Xavier Santana e Quinta Do Monte Alegre.



O evento é organizado pela Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, pelas Comissões Vitivinícolas das Regiões da Península de Setúbal e de Lisboa, com produção da Essência do Vinho. A entrada custa €4 com oferta do copo de prova.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!