Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Tascas

A Vaquinha do Calhau: a minha poncha é melhor que a tua

Já diz o ditado que “barriga vazia não conhece alegria”. Menos ainda se houver aguardente à mistura. Nesta tasca típica de Câmara de Lobos serve-se uma das melhores ponchas da Madeira e entretém-se a barriga com petiscos caseiros

Em Câmara de Lobos, no que à poncha diz respeito, apenas uma verdade parece inquestionável: foram os pescadores da terra que fizeram nascer a mais famosas das bebidas da Madeira.

O que será sempre discutível é qual o bar ou venda que oferece a melhor, e são vários os que apregoam o título. No snack bar A Vaquinha do Calhau, que fica mesmo em cima da baía, a poncha é um emblema regional e fator de atração para as visitas de locais e turistas. Faz aliás, parte da rota das ponchas que se exige fazer durante uma visita à ilha. Existem muitas variações, mas o grande destaque vai para a poncha de pitanga, um original da casa e o sabor obrigatório para que vem à procura de opções mais exóticas... ou tropicais, como preferir.

Para acompanhar, conte com vários “dentinhos”, do gaiado, às ventrechas (barrigas) de atum, passando pelas sandes de filete de espada e pelas lapas, e terminando nos pickles de vegetais. Tudo para ir picando com os palitos que acompanham os pratos. Aproveite a esplanada do snack bar A Vaquinha do Calhau (Largo Poço 5/6, Câmara Lobos, Madeira Tel. 291 632 896), mas não deixe de espreitar a razão do nome deste espaço. Está bem visível, atrás do balcão, o melhor local para ver a preparação das diversas ponchas.

A Vaquinha do Calhau é um dos estabelecimentos selecionados para integrar o guia "Tascas e Petiscos" by Boa Cama Boa Mesa, à venda com o Expresso, desde o passado dia 18 de novembro.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!