Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Passeio em Família: Ao som de chocalhos no Festival dos Caminhos da Transumância

Entre os dias 13 e 15 de setembro vão ouvir-se chocalhos, bombos e pífaros para os lados de Alpedrinha, uma vila no Fundão, a 556 metros de altitude, com um património monumental e uma beleza natural tão grandes, que é apelidada de “Sintra da Beira”.

Pastores e rebanhos recriam o circuito de antigamente quando, com a aproximação do verão, subiam à Serra da Estrela na procura das melhores pastagens. Com a aproximação do inverno, o percurso era feito no sentido inverso.

Os habitantes juntam-se à iniciativa Chocalhos - Festival dos Caminhos da Transumância 2019 e abrem as portas das suas casas, convidando quem por ali anda a saborear os produtos da terra, proporcionando a todos um ambiente muito acolhedor e familiar.

Esta é já a 18ª edição deste festival que visa promover o património material e imaterial pastoril da Beira Interior, e que leva ao concelho muitos curiosos e simpatizantes das velhas tradições.

Em paralelo com a recriação desta tradição de tempos imemoráveis, a festa também está presente nas suas diversas vertentes: música, gastronomia, artesanato e muitas outras formas de animação.

Num percurso que começa na Praça do Município do Fundão e percorre os caminhos da Gardunha até Alpedrinha, vários grupos nacionais e internacionais exibem as suas exposições de pintura, oficinas, mostras de artesanato, música, conversas, produtos da terra e exposições caninas que exibem raças de cães que guiavam e guardavam o gado. No final do percurso os chocalheiros aguardam o rebanho com um almoço típico.

Durantes os três dias de festival, a música estará a cargo dos Ankorda, Cornalus, Magmel, Alma Menor, Diabo na Cruz e Orquestra de Foles, entre outros.

A gastronomia local é muito característica e apreciada por quem a experimenta pela primeira vez, destacando-se a perdiz de escabeche, o cabrito estonado, o bacalhau à Assis, as couves do lagar, o bolo de canela, os biscoitos de azeite e os esquecidos, uns biscoitos típicos e simples, feitos somente com farinha, açúcar e ovos.

Uma vez na terra deve aproveitar para conhecer alguns dos mais bonitos monumentos, como são o caso do Palácio do Picadeiro, o Pelourinho de Alpedrinha ou a Capela de São Sebastião.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!

Este artigo contou com o apoio do Turismo do Centro do Portugal