Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Vida

Há novas praias fluviais com Bandeira Azul para conhecer este verão

Praia fluvial de Janeiro de Baixo

Aldeias do Xisto

Em Mirandela, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra e Abrantes existem quatro novas boas razões para um passeio de verão. Este ano, o território nacional tem quatro novas praias fluviais que vão hastear, pela primeira vez, a Bandeira Azul, que garante a qualidade das águas, mas também a existência de sensibilização ambiental, critérios de segurança, infra-estruturas de apoio e informação aos utentes.

Praia do Parque Dr. José Gama (Mirandela)
A Praia do Parque Dr. José Gama faz parte do parque do verde, no centro cidade de Mirandela, que se estende por 3 km de espaços ajardinados, equipados com parques infantis e áreas de desporto e lazer na margem do rio Tua. Há também campos de voleibol, de ténis e um multidesportivo. Pode aproveitar para exercitar o corpo à beira-rio ou desfrutar do extenso relvado para jogos de convívio ao ar livre. É no limite do jardim que encontra a praia fluvial. Ali pode realizar passeios de barco, de canoa ou de gaivota.

Praia de Avô (Oliveira do Hospital)
A Praia de Avô é banhada pelo rio Alva e pela ribeira de Pomares que aqui tem a sua foz, e fica no Pego de Avô, um pitoresco lago com uma ilhota no meio. Junto à praia há uma piscina infantil alimentada com água do rio, zonas de relva, equipamento para piqueniques e zonas pedonais. Se a praia tem vários motivos de interesse, também à volta há locais para desfrutar. A caminho da ilha, situa-se a Casa de Brás Garcia Mascarenhas, solar quinhentista no seu traço original, com bonitas janelas manuelinas. Ainda nas margens do rio Alva, situam-se as ruínas do Castelo de Avô, construído no reinado de D. Afonso Henriques.

Praia de Janeiro de Baixo (Pampilhosa da Serra)
Situada nas margens do rio Zêzere, Janeiro de Baixo, uma das povoações pertencentes à rede das aldeias do xisto, a Praia de Janeiro de Baixo é enquadrada por uma paisagem verdejante que garante a frescura nos dias quentes de verão. A aldeia faz parte de um rico e vasto património histórico e etnográfico, de que são exemplo o "tronco de ferrar", a casa paroquial, a barca e a igreja Matriz. A praia tem um amplo areal e a beleza do rio convida os banhistas a alugarem canoas, disponibilizadas pelo Parque de Campismo. Nadar, merendar, andar de canoa e visitar um meio ecológico único, percorrendo o Caminho do Xisto de Janeiro de Baixo são algumas possibilidades para uma visita ao local.

Praia de Fontes (Abrantes)
Localizada na freguesia de Fontes, a Praia de Fontes oferece equipamentos de lazer e acesso à albufeira de Castelo do Bode configurando-se como mais uma excelente proposta para este verão na região do Médio Tejo. Emoldurada por uma abundante vegetação em tons de verde em espelho nas límpidas águas do Zêzere, a praia fluvial de Fontes situa-se num recanto que privilegia o descanso e o silêncio, por vezes quebrado por uma ou outra embarcação de recreio. Desta freguesia, em especial da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção, é possível contemplar uma bela paisagem sobre a Albufeira de Castelo do Bode. Dada a proximidade da Albufeira, a água, para além de um importante elemento paisagístico, torna-se num paraíso para os amantes dos desportos náuticos e do recreio e lazer. A partir do Miradouro das Fontes, localizado junto à Igreja, é possível descansar e apreciar a beleza da Albufeira de Castelo do Bode, com toda a extensão da sua paisagem, onde o verde e o azul criam uma cumplicidade de tal forma magnífica, que nos encontramos perante um verdadeiro paraíso, mesmo no Centro de Portugal.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!