Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Da horta para a mesa: Tomate Coração de Boi à prova no Douro

@Paulo Pereira

Tradicional, saborosíssimo, endógeno e protagonista de uma festa que celebra as suas caraterísticas únicas. O tomate coração de boi é um dos orgulhos do Douro e agosto é o seu mês.

Muita luz e grandes amplitudes térmicas reforçam as qualidades de textura, sabor e suculência deste fruto carnudo e com poucas sementes. Virtudes naturais postas à prova em várias iniciativas e, claro, à mesa de restaurantes locais.

Um dos pontos altos decorre a 23 de agosto, na Quinta de Ventozelo, em Ervedosa do Douro. Maria de Lourdes Modesto é a convidada de honra da IV edição do Concurso do Tomate Coração de Boi do Douro que reúne um painel de especialistas - entre chefes de cozinha, enólogos, jornalistas e outros atores na área da gastronomia - que vão eleger o melhor tomate coração de boi.
A par da prova, nesse dia acontece um jantar volante animado por uma mesa de sabores locais e vinhos das quintas concorrentes. Embora a participação no concurso seja gratuita, a inscrição no jantar volante custa €25 e deve ser feita através do e-mail greengrape@greengrape.pt. Os participantes são ainda convidados a trazer uma garrafa de vinho para partilhar.

Festa do Tomate à mesa
A par do concurso, e até ao final de agosto, os restaurantes de referência da região aderem à Festa do Tomate Coração de Boi, incluindo nas suas ementas pratos inspirados no tomate. Entre os restaurantes aderentes está o DOC (Folgosa), Pickles do hotel Six Senses Douro Valley (Lamego), Cais da Villa (Vila Real), Casa de Pasto Chaxoila (Vila Real), Tim’s Terrace da Quinta de La Rosa (Pinhão), Toca da Raposa (Ervedosa do Douro), Cais da Ferradosa (São João da Pesqueira), Cêpa Torta (Alijó), Aneto & Table (Peso da Régua) e Flor de Sal (Mirandela).

Em todos, vai ser possível degustar o Tomate Coração de Boi em saladas ou em pratos especiais concebidos para esta quinzena. Burrata com Tomate Coração de Boi, azeite de manjericão e favo de mel, no DOC; recheado com pesto e queijo fresco no Aneto & Table; milhos com Tomate Coração de Boi e pataniscas de bacalhau na Toca da Raposa; ou até um menu completo de tomate, no Cais da Ferrosa: Tomate Coração de Boi confitado e pão em tosta, em salada poveira e fritura de peixe do rio Douro, queijo de cabra tostado ou cheesecake com seu doce.

Coração de Boi na capela
Em parceria com o Projeto Capella, a prova de tomate regressa, no dia 24 de agosto, a partir das 17h30, desta vez na capela barroca da aldeia de Arroios, Vila Real, onde vai ser possível também comprar Tomate Coração de Boi local. Aberta a todos e sem júri, nem pontuações, a prova irá explorar a combinação do tomate com diferentes perfis de azeite e será coordenada pelo presidente do júri do concurso, Francisco Pavão, nome amplamente conhecido no setor do azeite e dos vinhos. Terminada a prova, os participantes são convidados a participar, no largo da aldeia, na XI edição do Mercadinho da Capella, um misto de festa, com animação e petiscos, e venda de produtos das hortas locais, com destaque para o Tomate Coração de Boi do Douro, entre outros. A participação nesta prova é gratuita, mas aconselha-se reserva pelo email: greengrape@greengrape.pt.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!