Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Há “Matéria” para celebrar. Altis Belém e Feitoria fazem 10 anos

Fabrice Demoulin

O Altis Belém Hotel & Spa e o restaurante Feitoria estão a celebrar uma década de atividade à beira do Tejo. Os 10 anos de prémios, reconhecimentos e distinções deste hotel do Grupo Altis, são o mote para juntar em Lisboa os melhores sommeliers, os mais importantes produtores de vinhos internacionais e a alta gastronomia portuguesa. A celebração decorre entre os dias 22 e 25 de março e incluem jantares, uma masterclass de “Champagne”, outra de “Vins de Bourgogne”, outra ainda de “Vinhos de Loire” e um debate sobre restauração.



A 22 de março começam as celebrações, com um jantar no Feitoria para o qual João Rodrigues convidou quatro chefes que se estreiam na cozinha deste restaurante, Garfo de Platina em 2018 para o guia Boa Cama Boa Mesa. Alexandre Silva do restaurante Loco, com uma estrela Michelin e também Garfo de Platina em 2018 para o guia Boa Cama Boa Mesa, Ljubomir Stanisic do renascido 100 Maneiras, António Galapito do Prado e Pedro Pena Bastos do Ceia aceitaram o convite.

O menu do chefe do restaurante Feitoria, João Rodrigues, e pelos quatro convidados, contará com o “wine pairing” de quatro sommeliers. André Figuinha do Feitoria é o anfitrião. Alejandro Chávarro, da Vinhos Livres, Emmanuel Cadieu, head sommelier no 67 Pall Mall, um clube privado de vinhos em Londres e Alex Hernandez, chefe sommelier de Dani Garcia, restaurante com três estrelas Michelin em Marbella compõem a lista. O jantar é aberto ao público (€150).

No dia 23 de março será servido um jantar com um “Best Of” dos pratos que mais marcaram o Feitoria desde a sua abertura em 2009, com destaque para o aclamado Menu Matéria. Terá uma harmonização de vinhos a cargo de cinco sommeliers nacionais (€150). Entre 24 e 25 de Março decorre a primeira edição de “Vinhos com Sentido”, um programa com organização de Alejandro Chávarro, que junta em Lisboa vários sommeliers, enólogos e produtores. O enólogo francês de ascendência colombiana, fundador da Vinhos Livres, é considerado um dos melhores sommeliers de França, tendo passado pelo Mugaritz, Agapé Substance, Lucas Carton e, mais recentemente, pelo Astrance, com três estrelas Michelin.



A 24 de março, no restaurante Feitoria, há uma prova de champanhe com oito produtores, um almoço feito por Ateliers et Saveurs Montréal, uma prova de vinhos da Borgonha e um aperitivo. A 25 realiza-se uma prova de vinhos do Loire, Jura, Alsácia, Hungria, Itália e Espanha, com um total de oito produtores convidados. Finaliza-se o dia com os “Diálogos à Mesa”, um debate com a presença de produtores de vinho, sommeliers, chefes e profissionais da restauração. Os bilhetes podem ser comprados aqui.



O Altis Belém Hotel & Spa e restaurante Feitoria (Doca do Bom Sucesso, Lisboa. Tel. 210 400 200) oferece também, além do restaurante Feitoria, o Mensagem, o café que serve um dos “brunches” mais antigos e completos de Lisboa e o SPA com assinatura de Karin Herzog. O hotel tem como tem os descobrimentos e tem 50 quartos com um ambiente exclusivo.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!