Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

“Chefs a Lemos”: O restaurante do Guggenheim de Bilbao instala-se em Viseu

Dia 9 de fevereiro promete ser um dia histórico na gastronomia nacional. Pela primeira vez o chefe Josean Alija, do restaurante Nerua, localizado no museu Guggenheim de Bilbau , com uma estrela Michelin e que ocupa a posição 57 do ranking “The World’s 50 Best Restaurants” vai ao Mesa de Lemos, na Quinta de Lemos, em Viseu, cozinhar com o chefe Diogo Rocha, detentor de um Garfo de Ouro do Boa Cama Boa Mesa. Josean Alija segue-se a Ricardo Costa, do The Yeatman, com duas estrelas Michelin e Garfo de Platina do Boa Cama Boa Mesa, e a João Rodrigues do Feitoria, igualmente detentor de uma estrela Michelin e Garfo de Platina em 2018, que já integraram o ciclo “Chefs a Lemos”. Josean Alija é o primeiro chefe internacional a vir cozinhar ao Mesa de Lemos.



Para surpreender os participantes, serão servidos oito pratos. Josean Alija leva ao Mesa de Lemos “Borraja, erizos y jugo de anchoa”, “Kokotxa de bacalao con pilpil de berberechos”, “Merluza frita con pimiento txoricero” e “Foie, zanahorias y makilgoxo”. Já Diogo Rocha vai servir “Do Algarve, o Carabineiro”, “De Peniche, o Peixe Galo”, “Do Norte de Portugal, o Bovino” e “Dos Açores, o Ananás”. Será uma oportunidade única de provar algumas das propostas que fazem parte da carta do restaurante Nerua em Bilbau e de descobrir algumas das novas sugestões de Diogo Rocha que fazem parte da carta recentemente apresentada do Mesa de Lemos.



Josean Alija
soube desde muito cedo que queria ser cozinheiro. Com 14 anos ingressou na Escola de Hotelaria, e três anos mais tarde iniciou a sua carreira profissional. Aprendeu a cozinha basca nos restaurantes tradicionais e passou por várias cozinhas de vanguarda. Em 2011, cumpriu o sonho de abrir o seu próprio espaço, no Museu Guggenheim Bilbao. Nesse ano, o Nerua recebeu a primeira estrela no Guia Michelin e 3 Soles no Guía Repsol. Em 2011, foi agraciado com o “Prix du Chef de L’Avenir 2011”, da Academia Internacional de la Gastronomia e em 2015 o Nerua passou a fazer parte da lista dos ”World’s 50 Best Restaurants”. Entrou diretamente para o número 68. Em 2017, subiu ao número 56.



Diogo Rocha estudou no Curso de Cozinha e Pastelaria de Coimbra, licenciou-se em Produção Alimentar e Restauração e tornou-se mestre em Sustentabilidade de Turismo na ESHT do Estoril, tendo-se especializado em produtos da Serra da Estrela. Passou por projetos como o restaurante Terreiro do Paço, o Villa Joya e o Valle Flor. Em 2008, assume a chefia executiva do grupo de que fazem parte a Quinta de Cabriz, a Quinta do Encontro e o Paço dos Cunhas de Santar. Em julho de 2013, entra no grupo Celso de Lemos, vindo a abrir o Mesa de Lemos como Chefe executivo. O restaurante Mesa de Lemos foi “Revelação do Ano” na edição de 2015 dos prémios do Guia Boa Cama Boa Mesa, na categoria “Boa Mesa”, e em 2016, 2017 e 2018 voltou a ser distinguido pelo mesmo guia com o Garfo de Ouro. A partir de 2017, é nomeado embaixador oficial de Viseu, pertencendo-lhe a promoção e apoio na área da gastronomia da cidade e região, assumindo o papel de curador.




O jantar “Chefs a Lemos” que junta Diogo Rocha e Josean Alija realiza-se dia 9 de fevereiro às 20h00 no Mesa de Lemos (Passos de Silgueiros, Viseu. Tel. 961 158 503). Custa €100 por pessoa e recomenda-se reserva antecipada.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!