Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Alentejo Food & Soul: celebrar gastronomia e vinhos em Estremoz

Dois dias em que figuras de renome prestam homenagem aos melhores produtos do Alentejo. Este é o mote da primeira edição do Alentejo Food & Soul, um novo festival de gastronomia e vinhos que decorre dias 2 e 3 de junho, no Centro Ciência Viva de Estremoz, Convento das Maltesas. O evento promete ser uma reunião frutuosa entre produtores locais de carnes, vinhos, legumes e azeites, e um grupo de jovens cozinheiros e chefes nacionais e internacionais, de créditos firmados.



Em permanência, nos dois dias, estarão presentes Matthias Bernwieser, da Áustria, Francesco Brutto, de Itália e Semi Hakim, da Turquia. Conte, ainda com o chefe de pastelaria, Carlos Fernandes, e os chefes da região do Alentejo, Alberto Muralhas (Alecrim, Estremoz) e Filipe Ramalho (Basilii, Monforte).



No sábado, 2 de Junho, darão azo às suas criações Alexandre Silva, do LOCO, Garfo de Platina na edição 2018 do Guia Boa Cama Boa Mesa e com uma estrela Michelin, Hugo Brito (Boi-Cavalo, Lisboa), Pedro Pena Bastos e os chefs da região Miguel Laffan (L’AND, de Montemor-o-Novo, Garfo de Ouro no Guia Boa Cama Boa Mesa e com uma estrela Michelin), Gonçalo Queiroz (Origens, Évora), Michele Marques (Mercearia Gadanha), Pedro Mendes (Narcissus Fernandesii, o restaurante do Alentejo Marmòris Hotel & Spa, Vila Viçosa), Rui Fialho (Restaurante Fialho, Évora) e Luís de Matos (Portalegre).



No domingo, 3 de junho, é a vez de António Galapito (Prado, Lisboa), Maurício Vale (SOI, Lisboa), Leopoldo Garcia Calhau (Café Garrett, Lisboa), Tiago Bonito (Largo do Paço, Amarante, Garfo de Ouro no Guia Boa Cama Boa Mesa e com uma estrela Michelin), bem como os chefs locais José Baldé (Restaurante Panorâmico, Montemor), Alice Pôla (Cadeia Quinhentista, Estremoz) e António Nobre (M’Ar de Ar, Évora).

“Vamos trabalhar com os cozinheiros e produtores alentejanos e desafiar os chefs internacionais a fazerem uso dos produtos da região” explica Ana Músico, uma das organizadoras deste festival. Partindo da gastronomia alentejana e dos produtos regionais, a ideia é criar, à vista dos visitantes, pratos inovadores. Os pratos, com o preço fixo de 5€ ou 7€, são para partilhar em mesas corridas, num ambiente alegre e descontraído.

O Alentejo Food & Soul é um festival de rua produzido pela Amuse Bouche e promovido pela Turismo do Alentejo, ERT, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz, da Confraria Gastronómica do Alentejo e da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo. A entrada é gratuita.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!