Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Antiqvvm: Vítor Matos e Óscar Geadas em duelo transmontano

Mario Cerdeira

O que acontece quando dois dos melhores chefes transmontanos da atualidade pegam nos mais emblemáticos ingredientes de Trás-os-Montes? Descubra esta sexta-feira à noite...

O ambiente sofisticado do restaurante Antiqvvm, localizado no antigo Solar do Vinho do Porto, na Invicta serve de palco às criações dos dois chefes transmontanos que, a quatro mãos, pegam em alguns dos ingredientes mais presentes nesta cozinha rica e emblemática para os vestir de nova cozinha.

Vítor Matos, o anfitrião, recebe Óscar Geadas (Restaurante G, Pousada de Bragança) para juntos prepararem uma refeição única e irrepetível, que harmonizará com vinhos de seis produtores convidados: Terras de Mogadouro, Quinta de Valle de Passos, Casa do Joa, Quinta de Arcossó, Quinta das Corriças e Mont’Alegre.

São sete os momentos gustativos. A partir das 20h30 brilham os tradicionais azedo de Vinhais, a alheira transmontana, o polvo, o bacalhau, os cuscos, o cozido do Barroso ou o leite-creme, em abordagens que prometem juntar muita criatividade ao sabor naturalmente presente.



Fique a conhecer o menu de Degustação “Trás-os-Montes à Mesa” servido no Antiqvvm (Rua de Entre Quintas, 220, Porto. Tel: 226 000 445).
O primeiro tomo pertence ao convidado. Óscar Geadas apresenta “Vieira com azedo de Vinhais” servido com Mogadouro Branco. Depois, Vítor Matos recupera “Alheira tradicional Transmontana” na companhia de Quinta de Valle de Passos Reserva Branco. Segue-se o “Polvo com creme de Marasmios”, do chefe do G Pousada Restaurante, com Alto do Joa branco de Curtimenta e o “Bacalhau com grão-de-bico e mão de vitela”, de Matos, aliado a Quinta do Arcossó Bastardo.

Nas carnes, o convidado trabalha a “Presa de porco Bísaro com cuscos de amêijoas”, marinado com Quinta das Corriças Reserva Tinto, enquanto o anfitrião apresenta a sua versão de “Cozido do Barroso”, regado com Mont’Alegre Reserva Tinto Magnum. A sobremesa, “Leite-creme de laranja” é acompanhada de Penada Ensaio Branco, cabe a Vitor Matos.

A experiência “Trás-os-Montes à mesa” custa €90 por pessoa.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!