Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Sável: Celebrar a época em Vila Franca de Xira

Março é mês do Sável em Vila Franca de Xira. Por todo o concelho, 27 restaurantes apresentam um prato confeccionado com este peixe de rio que é também um emblema da região banhada pelo Tejo.

O festival gastronómico Março, Mês do Sável homenageia e relembra uma vivência noutros tempos ligada à pesca e ao trabalho rural, quando do rio se tirava o sustento de muitas famílias, expressa agora numa iniciativa que traz a várias mesas da cidade o prato mais emblemático servido com o peixe que, na primavera, escolhe o Tejo para desovar.

Sável frito com açoda de ovas é o petisco servido nestes 27 espaços espalhados por todo o concelho, entre os quais se conta o restaurante Bica do Chinelo (Largo Bica do Chinelo, 6, Vila Franca de Xira. Tel. 263 209 249) onde também pode degustar Sável com arroz de cabidela (ambos custam €13,5 e servem, normalmente, dois comensais).

Para além da mesa, o “Março, Mês do Sável” marca também presença nos Mercados de Vila Franca de Xira, Alverca e Alhandra, com Show-Cookings que prometem abrir o apetite para a iniciativa.

Passeios a bordo do Barco Varino “Liberdade” (com partidas da Marina do Parque das Nações), visitas guiadas a Museus e ao Centro Histórico de Vila Franca de Xira, são outras propostas que complementam o programa gastronómico.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!