Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Está aberta a época! Restaurantes do Vale do Minho já servem lampreia

Um pouco mais cara do que esperado, a lampreia já chega às mesas dos principais restaurantes de Melgaço, Monção, Valença, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Caminha

Antes da abertura da época 2018, os pescadores e apanhadores de lampreia viveram alguma inquietação com a possibilidade de uma má temporada. A verdade é que os primeiros dias de 2018 acabaram por indiciar o contrário e esta pode ser um ano de ouro para a lampreia do rio Minho. Justifica-se, assim, que os primeiros valores para a lampreia estejam um pouco acima do desejável, mas tudo indica que, com a oferta a subir, os preços baixem aos longos dos próximos meses.

Para assinalar a abertura da nova época do chamado “bicho feio”, arrancou esta semana a iniciativa “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência”, que se prolonga até 15 de abril, numa ação Promovida pela Adriminho e os seis municípios do Vale do Minho (Melgaço, Monção, Valença, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Caminha),

No âmbito da iniciativa, dezenas de restaurantes dos vários concelhos do Vale do Minho vão levar à mesa pratos de lampreia, mantendo a tradição (com arroz ou à bordalesa), mas também inovando com outras confeções e preparações, como sushi, escabeche ou empanada.

Como referência, em Monção, o Restaurante 7 à 7, que integra a edição 2017 do Guia Boa Cama Boa Mesa, já está a servir três pratos deste tesouro da gastronomia portuguesa: Lampreia com arroz; Lampreia à bordalesa, onde não faltam o pão torrado e as fatias de presunto; e a Lampreia de escabeche, estufada em vinagre, vinho branco e cebolada. Para já, o preço de cada lampreia, que satisfaz quatro comensais, situa-se em €75/kg.

Já se sabe que, nesta região, a lampreia “merece” ser acompanhada com vinho Alvarinho, nomeadamente da Sub-Região de Monção e Melgaço.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!