Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Pizzas à borla no Porto: Viva o Dia do Pizzaiolo!

Dia do Pizzaiolo

Hugo Taipa

A cidade do Porto vai associar-se, no próximo dia 17 de janeiro à celebração internacional do primeiro Dia do Pizzaiolo, atividade declarada pela UNESCO Património Cultural Imaterial da Humanidade

A boa nova conta-se em poucas linhas de texto. No dia 17 de janeiro (próxima quarta-feira) celebra-se, pela primeira vez em todo o mundo, o Dia do Pizzaiolo, atividade declarada como Património Cultural Imaterial da Humanidade. Desta forma, a UNESCO presta “homenagem a todos os profissionais que produzem a verdadeira pizza napolitana”.

Em Portugal, mais precisamente na cidade do Porto, Michele Mezzero, representante da Associazione Pizzaiuoli Napoletani e da ASCIP Dante Aligheri, uma entidade fundada pelo General Angelo Arena e dedicada à difusão da língua e cultura transalpina, decidiu celebrar a data… oferecendo fatias de pizza!

Assim, na Praça dos Leões, na Invicta, vai ser montado um forno a lenha e uma banca, onde vários pizzaiolos, que constituem a “Selecção Portuguesa de Pizzaiolos” (campeã em 2017, numa competição que decorreu em Nápoles) vão distribuir fatias da verdadeira pizza napolitana, acabada de fazer. Esta grande festa da pizza napolitana, vai decorrer entre as 11h00 e as 20h00.

O presidente da Associazione Pizzaiuoli Napoletani em Portugal, adianta que este evento “será o ponto de partida para a certificação das pizzarias que em Portugal cumprem com os requisitos necessários para serem consideradas Pizzaria com Arte Napolitana”.

Para se perceber melhor esta ligação, refira-se que foi em 2004, que a família napolitana Mezzero abriu o primeiro "Ristorante Pizzeria S.Martino", situado ainda hoje na Rua de Santo Ildefonso. Hoje, a família detém mais de uma dezena de restaurantes de norte a sul.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!