Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Caléway Hotel: entre dois mundos na ribeira de Gaia

Fica quase camuflado entre o casario tradicional desta rua típica que sobe da Ribeira de Gaia até ao seu centro, feita de histórias, habitantes locais e turistas que percorrem as suas estreitas curvas e contracurvas.



Estamos na margem sul do Porto mas a dinâmica da rua é a mesma. Há roupa estendida e conversas de bairro, de janela para janela. Eleva-se o tom por vezes, em conversas bem recheadas de palavras impróprias. Mas também há um "Oh menina!" que aquece o coração.

Lado a lado, uma drogaria tradicional convive com um novo restaurante. Numa destas portas, num edifício de quatro andares forrado a azulejos amarelo clarinho, a antiga Guarda-Fiscal dedica-se agora apenas a fiscalizar se a meteorologia vai permitir uma visita ao fabuloso terraço aberto ao rio.

O prédio datado de 1887 guarda hoje um novo tesouro. Entre a história, a paisagem e a contemporaneidade concedida pela intervenção do arquiteto Jorge Ventura - que recuperou a antiga casa acrescentando um novo e arrojado edifício - o Hotel Caléway revela-se impactante e simultaneamente resguardado no casario típico da zona.

A mesma sensação teve o casal proprietário, ela de origem gaiense mas há 25 anos a viver no Bahrain, quando descobriu a paisagem ampla avistada a partir das janelas e do jardim plantado nas traseiras. Um oásis.



Além do espaço ao ar livre do jardim, onde uma enorme nespereira revela a antiguidade do local, no topo do mais recente edifício repousa um agradável terraço que convida a desfrutar do silêncio e da abrangente panorâmica.

Alinhados com destreza, antigo e novo convivem harmoniosamente sem chocar. A ligação entre os dois edifícios faz-se por uma ampla sala com lareira iluminada por uma extensa clarabóia. Além da traça original do edifício centenário, recuperaram-se também alguns objetos provenientes do anterior uso da casa , como os moldes de madeira, usados para fazer os sapatos dos guardas, hoje transformados num invulgar espelho. Também na sala de pequenos-almoços, antigas máquinas de costura servem hoje de base a apetites matinais.

Os 26 quartos (desde €90), adotam as letras do alfabeto e revelam-se mais ou menos tradicionais consoante o edifício em que se inserem. Todos, tanto os da ala antiga, que alberga 8 alojamentos, como os da ala nova, onde existem 18, dispõem de varandas sobre a paisagem, perdida entre o casario da Ribeira de Gaia, o Rio e o Porto tradicional da outra margem.

Um amplo muro separa o hotel do Mundo do Vinho, empreendimento da Taylor's que se prevê abrir portas dentro de poucos meses.

O Caléway (Rua Cândido dos Reis, 182, Vila Nova de Gaia. Tel. 222440810) oferece ainda um bar com cocktails e vinhos, para relaxar depois de um dia à descoberta do Porto e Gaia.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!