Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Uma casa na árvore para sonhar às portas da "cidade Falcão"

Encostas do Côa

Ricardo Chaves

Já alguma vez cumpriu um sonho recorrente da infância e subiu a uma casa na árvore? Não? Pois saiba que ainda está muito a tempo de fazê-lo. No Interior Centro de Portugal existe uma, e é feita à medida dos adultos.

Além da vista “superior” conte com toda as comodidades, já que a Casa da Árvore dispõe de quarto e casa de banho, e foi construída há cerca de oito anos com o cuidado, rigor e em respeito pelas normas ambientais. Além disso, está perfeitamente enquadrada na paisagem, com uma vista privilegiada sobre as encostas do rio Côa e também da cidade de Pinhel, no distrito da Guarda.

A Casa da Árvore nasce “de um sonho que é de praticamente toda a gente, pelo menos entre as gerações mais velhas, que tanto se inspiraram na casa de Tom Sawyer”, refere Pedro Fernandes, o filho do proprietário das Encostas do Côa - Turismo Rural, projeto turístico em que está inserida. “A Casa da Árvore representa também um elemento diferenciador daquilo que é habitual oferecer-se no turismo no campo”, acrescenta Pedro Fernandes.

Com um quarto e uma casa de banho, o aconchego da madeira, televisão e ar condicionado, os "habitantes" da Casa da Árvore (a partir de €70), podem desfrutar de todos os serviços comuns ao empreendimento, como uma cozinha partilhada e acesso gratuito ao Spa, ginásio e piscina.

Mediante reserva há também bicicletas e - boas notícias para os amigos dos animais - um canil para que não tenha que se separar do seu fiel amigo e possa com ele partilhar esta aventura. Uma vez que o proprietário do empreendimento é produtor de mel aconselha-se uma visita ao apiário, de forma a conhecer de perto e devidamente protegido, o mundo das abelhas e todo o processo de produção do mel, recolha de pólen, própolis e os outros benefícios que este néctar oferece. Há também passeios de jipe, de cavalo, de burro, percursos pedestres, canoagem e, sobretudo, um contacto privilegiado com a Natureza na sua mais profunda essência.

A Casa da Árvore está, como já referimos, inserida nas Encostas do Côa (Largo da Igreja, Quinta Nova, Pinhel. Tel. 964708485), em Pinhel, conhecida como "cidade Falcão" e que este ano ostenta o estatuto de Cidade do Vinho 2020. O falcão, presente no brasão da cidade, simboliza o patriotismo dos pinhelenses que lutaram pela defesa da independência nacional, ao aderirem ao movimento patriótico do Mestre de Avis, quando Portugal, nomeadamente a Beira Alta, se encontrava sob os ataques de Castela. O falcão foi, assim, um talismã arrebatado ao rei de Castela por parte dos pinhelenses.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!