Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Monte da Estrela: Um caleidoscópio único do céu do Alentejo

As águas do grande lago do Alentejo, a barragem do Alqueva, trouxeram mudanças à geografia do concelho de Moura. A famosa aldeia da Luz ficou submersa, mas a Estrela assumiu o respetivo estatuto na ribalta. A Aldeia da Estrela ganhou outra vida e transformou-se numa península rodeada de água, onde vemos pequenos barcos a passear com pessoas que fazem piqueniques a bordo.

É no Alqueva que melhor se vê refletido o brilho do céu do Alentejo, um dos melhores céus do mundo, certificado internacionalmente, e que levou ao nascimento da primeira reserva mundial de céu noturno, a Reserva Dark Sky.

A pouco mais de dois quilómetros da Estrela fica precisamente situado o Monte da Estrela - Country House & SPA, um projeto da família Brites Pires, com sete quartos (€135) e uma suíte nupcial /familiar, parceiro da Rota Dark Sky, que permite aliar à observação astronómica, várias experiências como relaxar no terraço comum ao pôr-do-sol e degustar um tinto da talha feito na pitoresca adega do monte. A partir das camas de rede dos terraços dos quartos é tempo de aproveitar a chuva de estrelas e pôr os desejos em dia para o futuro.

A noite reveste-se de uma beleza particular no Monte da Estrela que, pela respetiva localização e tamanho (tem 10 hectares), oferece a oportunidade única de observar a luz deste céu escuro, sem poluição luminosa, tanto a olho nu como com um telescópio, mas também de ver este espetáculo refletido na pequena barragem da propriedade, onde alguns hóspedes se dedicam à pesca durante o dia, e na piscina.

À luz do dia, as sugestões passam por preguiçar junto à piscina, conhecer a horta biológica ou participar de um churrasco ou mesmo de um cabrito no forno, que já existia quando a propriedade foi adquirida em ruínas, em 2010, e que se mantém até aos dias de hoje. Durante o verão existe um menu diário para quem desejar fazer alguma refeição no Monte. Para os passeios de barco no Alqueva a cozinha do Monte da Estrela prepara um cesto de piquenique.

Mas no interior do Monte da Estrela também será natural que se avistem “estrelas”, seja o tinto da talha que se prova adega ou os produtos regionais em degustação, ou com as músicas que se podem ouvir numa mezzanine recatada na sala de refeições, mas também no jacuzzi no spa ou quando se provam as receitas alentejanas dos workshops disponíveis para os hóspedes.

Acontecimentos sazonais como, por exemplo, a apanha da azeitona ou a vindima, mas também as provas do vinho novo, na adega, durante o São Martinho, são experiências que atraem quem fica no Monte da Estrela - Country House & SPA (Courela das Antas, Aldeia da Estrela. Tel. 919373733). A lareira sempre acesa no inverno na sala comum do monte e o piso aquecido os quartos fazem com que o conforto seja uma constante ao longo de todo o ano.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!