Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

The Place Evoramonte: O Lugar do Senhor do Castelo

Divulgacao

Existe um lugar, numa vila, no Alentejo, em que é possível sentir-se o senhor de um castelo absolutamente singular. Fica em Evoramonte (concelho de Estremoz), chama-se precisamente The Place – Evoramonte, e é um alojamento local.

Ao abrir as portas do alojamento para o terraço do respetivo restaurante, Café Terrace, podemos admirar, a escassos metros, o Castelo de Evoramonte, exemplar único de arquitetura militar do período Manuelino, da autoria dos arquitetos Francisco e Diogo de Arruda, que ostenta a heráldica da Casa de Bragança.
O casal, feliz proprietário de “The Place”, Vicki e Mitch Weber, ela escocesa e ele sul-africano, apaixonados pelo Alentejo, nem queriam acreditar quando, em 2014, encontraram à venda a casa que hoje se transformou em alojamento. “Dizemos muitas vezes a brincar que é o nosso castelo”, confidenciam. Quando Mitch usa o seu kilt escocês é definitivamente inevitável pensar que aquele é o “seu castelo”.

O alojamento disponibiliza quatro quartos (a partir de €85), um dos quais é uma suíte com kitchenette e tem a particularidade de a colocação estratégica da cama permitir usufruir do pôr-do-sol estando deitado confortavelmente, assim como avistar a vasta planície alentejana.
O pequeno-almoço pode ser tomado no terraço com a mesma vista, no restaurante Café Terrace, aberto entre as 11h e as 17:30h. Mitch recebe o pão alentejano ainda quente pela madrugada e já aprendeu a confecionar migas à alentejana a preceito. Fez questão de aprender a receita com um amigo da terra e teve direito a workshop particular.

Tudo o que o casal faz é para os hóspedes se sentirem em casa, seja uma garrafa de vinho biológico com que nos surpreendem ao serão, um sabonete com cheiro a ervas da região ou um livro deixado ao acaso na sala de leitura que criaram recentemente.

O património histórico é zen

Mas Vicki e Mitch fizeram uma recolha exaustiva de tudo aquilo que é possível fazer, tanto em Evoramonte como na região circundante.

No The Place podemos alcançar o estado zen através das vistas panorâmicas, mas sobretudo da visita ao património, do castelo às muralhas históricas, passando pelas lojas artesanais peculiares como o Celeiro Comum e a Silveirinha. A primeira é propriedade de Inocência Lopes, artista que pinta as casas da vila no chão das ruas empedradas. A segunda tem uma ligação aos vinhos com o mesmo nome e organiza exposições temporárias na galeria de arte além de abrigar um relógio com carrilhão do Cousinha, relojoeiro português, merecedor de visita.
Evoramonte é vila de um castelo altaneiro, mas é também um ponto geográfico estratégico para visitar outros castelos, situados a cerca de meia hora de caminho cada, nove no total, nomeadamente Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Redondo, Vila Viçosa e Volango. Mitch salienta que “além dos nove castelos, pode visitar 27 olarias, conhecer os Tapetes de Arraiolos - tudo a pouco mais de 30 minutos – não esquecendo as vinhas mais orgânicas [existem mais de 30 adegas no concelho de Estremoz]”.
Mas, para os fundamentalistas da procura do zen, relaxar no Café Terrace é uma atividade que enche as medidas a 100%, mais ainda se tivermos a sorte de avistar os grifos que sobrevoam frequentemente a planície frente ao Café.
É que não é à toa que um sul-africano deixa o emprego na área das telecomunicações, tendo a cargo a responsabilidade da instalação de fibra ótica entre o Cairo, a África do Sul e o Zimbabwe, e uma professora, que dá aval ao formato dos testes escolares em Inglaterra se demite. Venderam a casa em Londres e deixaram tudo para viver em Evoramonte, junto aos monumentos de construção com data incerta [a Torre de Menagem será de 1306].
Sempre quiseram construir algo juntos. A felicidade é evidente, claro pelo amor que os une, mas também por ter encontrado “O Sítio”, “The Place”, o negócio do casal num lugar, que consideram ideal.
O efeito “Alentejo-Evoramonte-The Place” está neste casal, que viveu quatro anos em Banguecoque, também algum tempo na Arábia Saudita e que escolheu a “Vila da Paz”, nome pelo qual foi conhecida Evoramonte por ser o local de assinatura da convenção que pôs fim à guerra civil entre liberais e absolutistas. The Place - Evoramonte (Rua de Santa Maria, 26, Evoramonte, Tel. 927603884)

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!