Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Quintãs Farm Houses: dormir bem e fazer amigos entre os animais

Quem passa na Rua dos Bombeiros Voluntários de Arouca, provavelmente não imagina o que há para lá do portão do número 3. Já com a chave do quarto, agradece-se a simpatia dos anfitriões e pousam-se as malas. So far, so good... Desde a varanda, vêem-se vacas arouquesas a pastar, indiferentes a tudo. Descemos ao campo e é depois de passar a cerca que dá para perceber a jóia guardada no Quintãs Farm Houses: este é o paraíso dos animais!

Cerca de 100 espécies e de 400 animais de todo o mundo estão aqui representados. Lagos, bebedouros e uma série de outras estruturas facilitam a sua integração. Na área das aves, há 59 espécies de patos e 17 de gansos – como os patos-assobiadores e os gansos-imperadores, dos Andes ou do Egito -, nove de cisnes, além de galinhas, pavões e um “exército” de perús. Acrescente os cães, as criações de coelhos, as zebras “Lilou” e “Louis”, gazelas, veados do Canadá, do Japão e até os axis-axis a lembrar o famoso Bambi! Não é um exagero pensar que se entrou numa espécie de zoo. Muitos animais são, aliás, excedentes de zoológicos. Em parte, estão aqui devido à paixão de Jorge Ferreira pela natureza e as viagens. Os hóspedes podem observá-los e interagir, alimentando-os ou passeando a cavalo, por exemplo, sem pagar por isso. Quase todas as semanas há um nascimento e há quem acorde muito cedo para assistir. A pensar nos miúdos, disponibilizam-se mini-tratores, galochas e capinhas para eles fazerem o que quiserem, “como se esta fosse a sua quinta”. Há, até, chocadeiras para perceberem o processo e acompanharem o nascimento dos pintainhos.

A propriedade junta três quintas, num total de cinco hectares. Aberto desde outubro de 2017, o Quintãs Farm Houses é composto por duas modernas e confortáveis penthouses, construídas de raíz, em forma de espigueiro, e um apartamento no rés-do-chão. Conseguem alojar (desde €140) até 12 pessoas, têm cozinha equipada, wifi, televisão e as cortinas e (originais) estores das varandas acionam-se eletricamente. Além do ar condicionado, pode alimentar a salamandra a lenha.

A decoração saiu, ao detalhe, da imaginação da esposa de Jorge, Aurora Dolgner, uma apaixonada pela arte de bem-receber. Dos troncos de madeira a fazer de cabide às malas de viagem e hastes de veado nas paredes. O mesmo acontece com as videiras adaptadas a candeeiro no pátio, onde pode relaxar à mesa ou num sofá, pondo a leitura em dia (e há tomadas no exterior para quem precisar).
Quem gere o negócio é Filipe Ferreira, filho de Jorge e Aurora.

Caminhe pelos jardins e refresque-se com duches de balde ao ar livre e banhos no tanque, quando o calor apertar. Ao lado, um “lounge” exterior com uma lareira ao centro. Este sítio é ideal para tomar um copo ao fim da tarde ou início da noite, mas já serviu, inclusivamente, para assar castanhas...
Depois de uma noite bem passada no Quintãs Farm Houses (Rua dos Bombeiros Voluntários de Arouca, 3, Arouca. Tel. 910296327), novo mimo ao pequeno-almoço.

O pão quente é colocado à porta, num saco de pano. Sirva-se dos queijos, manteiga, leite, chá e café. Em cima da mesa está um cesto com água, mel, compota e laranjas da quinta, para preparar o seu vitamínico sumo natural! Lembre-se que pode descobrir os Passadiços do Paiva, passear de bicicleta, desbravar o montado da Serra da Freita de jipe ou fazer rafting no Rio Paiva.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!