Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Thomar Boutique Hotel: Tributo à história de uma cidade

O gosto pelo mundo hoteleiro instigou Aida Dias e Cristiano Pires a abrirem portas de uma segunda unidade na cidade dos Templários. Adquiriram, para o efeito, um edifício centenário situado quase à beira do rio Nabão, lado a lado do convento de Santa Iria, no centro de Tomar. Onde já foi uma fábrica de vidro e um edifício de habitação é, agora, o Thomar Boutique Hotel (Rua Santa Iria, 14, Tomar. Tel. 249323210), inaugurado em setembro de 2018.

A fachada foi respeitada e o imóvel redesenhado pelos arquitetos Marco Pinto e Olga Lobo. A designer Marlene Salgueiro teve a tarefa de conjugar peças e criar os interiores, seguindo a temática implementada pelo casal de proprietários baseada na Época Romana, na Época dos Templários, no Centro dos Descobrimentos, e na Era industrial. “A ideia base do projeto foi, claramente, jogar com a perspetiva das quatro épocas marcantes para a cidade”, explica Cristiano Pires.

O período histórico associado aos romanos é pontuado pelos padrões, bem como pelos tons terra, dos quartos do primeiro piso. O vermelho e o cinza predominam na paleta de tons relacionados com os Templários, para além da reprodução da cruz ligada a esta ordem religiosa e militar. Já os Descobrimentos figuram na utilização do verde, de materiais naturais e da imagem da selva representativa dos destinos exóticos explorados aquando da epopeia marítima dos portugueses, na qual participaram membros da ordem, fomentados pelo Infante D. Henrique, que contribuiu para o desenvolvimento urbanístico de Tomar. A era industrial, dos séculos XVIII e XIX, inspirada no cinzento, no preto e no dourado, foi outro dos momentos altos vivenciados pelos tomarenses.

A elegância de cada peça de mobiliário é comum aos 24 quartos (a partir de €60 sem pequeno almoço) – dos quais três são duplex e um uma suíte– e ao lobby, onde está patente uma pequena exposição composta pelos achados arqueológicos locais. Na mesma linha de escolha dos objetos contemporâneos está a combinação das cores e dos símbolos primada pela sofisticação que os proprietários tanto desejam para este boutique hotel. “O papel de parede foi desenhado propositadamente para cada tema”, declara Aida Dias.

Pormenores pautados pelo conforto deste três estrelas com potencial maior, pois há que informar, ainda, a realização de visitas guiadas, à noite, promovidas pelo casal. “Mas só o fazemos quando o tempo o permite”, adverte. Na lista estão contemplados a igreja de Santa Maria, o edifício Estaus (mandado construir pelo Infante D. Henrique), a sinagoga, a judiaria e a igreja de São João. Pontos de interesse a explorar durante o dia, mas não sem antes experimentar o pequeno-almoço do hotel, uma vez que a estadia pode ser feita sem a primeira refeição da manhã.

Antes do passeio noturno, assista ao pôr-do-sol a partir do rooftop do Thomar Boutique Hotel. O espaço conta uma vista privilegiada para o castelo, sobre o casario, o Parque do Machão e o rio Nabão. Refresque-se com uma bebida do bar em boa companhia.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!