Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Quer namorar? Faça a mala e siga até à Herdade do Reguenguinho

DR

A Herdade do Reguenguinho poderia, geograficamente, formar uma espécie de triângulo dourado, juntamente com Porto Covo e Vila Nova de Milfontes. Nesta unidade de turismo em espaço rural encontramos o cenário idílico para o romance. A cada recanto somos surpreendidos por um objeto decorativo inusitado.

Na casa principal, uma lareira acesa dá as boas vindas aos hóspedes, constituindo-se como o epicentro da sala comum, e afigura-se como o local ideal para degustar os licores caseiros, de cores gulosas, oferecidos a quem visita a Herdade do Reguenguinho. Duas das três suítes da herdade - a Suíte 6º Sentido é a única dos oito alojamentos a integrar a casa principal, e ainda a Suite Olor, situada frente a esta casa - também dispõem de lareira. A terceira suite dá pelo nome de Suite Oir e tem a configuração de um duplex.

A atenção ao pormenor por parte da anfitriã, Susana, proprietária da Herdade do Reguenguinho juntamente com o marido, Ricardo, está patente em todos os momentos da estadia. Desde a chegada, em que mesmo não existindo um espaço dedicado à restauração, nos é oferecida a possibilidade de uma tosta alentejana XXL até ao pequeno-almoço com café, cujo aroma faz lembrar o da cafeteira da avó. A primeira refeição do dia quase não tem horário, podendo acontecer até às 14h00.

Aproveita-se o silêncio, subtilmente acompanhado por uma música ambiente, que varia entre o jazzístico e o experimental, enquanto se provam panquecas ultra fofas e quentes, queijos, compotas e sumo acabado de fazer. Susana erradia energia positiva pela forma de estar. Sorridente e descontraída, passa esse estado de espírito quase por osmose, num fluir de emoções que nos acompanha em todos os locais do Reguenguinho. Deixar-se ir sem pressas e com um sorriso no rosto, será eventualmente este o sentido do tal “reguengar”, de que Susana nos fala e que diz para aproveitar “sempre mais um bocadinho”.

Um dos locais onde é possível “reguengar” é a sala de chá, em estilo marroquino, situada na casa principal da Herdade do Reguenguinho, com lanternas suspensas de vitrais coloridos, um pórtico árabe e um sofá para nos afundarmos confortavelmente.

Suites e Palafitas românticas

Susana apresenta-nos a Suite 6º Sentido como “perfeita para quem quer namorar”. Espaçosa, com 60 m2, dispõe de lareira, mas também uma banheira idílica, de tamanho generoso, com duche e vista para o campo. As paredes são de cor ocre de superfície irregular. A cama rodeada por um dossel de véus brancos e as almofadas vermelhas sugerem que esta suíte foi pensada por alguém apaixonado como Susana e Ricardo que inauguraram a Herdade do Reguenguinho já lá vão 11 anos.

Para quem pretende um maior isolamento, a unidade disponibiliza ainda duas palafitas – a Terra e a Acqua -, com vista total para o campo a partir da cama e da banheira, ideais para luas-de-mel, pedidos de casamento, comemoração de aniversários de casamento ou apenas para responder ao chamamento deste Alentejo.

As palafitas existem na Herdade do Reguenguinho desde 2010. São casas em madeira construídas sobre estacas, cujas paredes envidraçadas permitem uma perspetiva panorâmica privilegiada sobre a envolvente natural. Dispõem ainda de terraço com espreguiçadeiras para sentir, a dois, os perfumes do Alentejo.

Algo mais para fazer

Se por um lado a Herdade do Reguenguinho leva ao “dolce far niente”, por outro, também é possível optar por algumas atividades como fazer um passeio a cavalo ao longo das praias selvagens da região, aproveitar as bicicletas disponíveis, navegar pelo rio Mira e ter aulas de surf, por exemplo. No verão, a piscina é o local preferido dos hóspedes, em que é possível abandonar-se nas espreguiçadeiras até anoitecer e ficar a sonhar enquanto olha o céu estrelado.

Os preços na Herdade do Reguenguinho (Espadanal, Cercal do Alentejo. Tel. 967503597) variam entre €100 e €160, dependendo da época do ano.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!