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Sheraton Lisboa: 45 anos e 4 milhões de hóspedes depois…

Sheraton Lisboa

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Se as paredes do hotel Sheraton Lisboa falassem, as histórias só estariam ao alcance dos maiores escritos de ficção. Em quase meio século, por aqui passaram personalidades como Bill Clinton, Mikhail Gorbachev, David Bowie e Diana Krall

A história de um hotel confunde-se com a das pessoas. Também eles passam por momentos altos e baixos ao longo da sua existência e, tal como na vida, esses momentos são celebrados ou ultrapassados. Com maior ou menor dificuldade.

A história do Sheraton Lisboa Hotel & Spa funde-se com a da capital portuguesa. Foi o hotel mais alto de Lisboa, desde 1972, ano da construção, até ao ano 2000. A cidade cresceu, o hotel também, e no passado dia 6 de dezembro celebrou 45 anos de existência. Uma vida marcada pelo requinte e pelo luxo, numa localização privilegiada no coração da capital.

O aniversário do Sheraton Lisboa (Rua Latino Coelho, 1, Lisboa. Tel. 213 120 000) foi celebrado numa noite de gala, onde um grupo de bailarinos e cantores retratou as várias décadas de existência do hotel. A apresentação ficou a cargo de Herman José. Dos ABBA à Madonna, dos parabéns às rábulas de "Nelo & Idália", uma noite que tentou retratar as décadas de existência de um hotel que é um marco em Portugal e onde dormiram presidentes, espiões, figuras públicas internacionais e muitos portugueses que fugiram à Guerra do Ultramar - é a vida de um hotel a fundir-se com a das pessoas.

Na verdade, dizem as estatísticas, pelo Sheraton Lisboa Hotel & Spa passaram, nestes 45 anos, 5,8 milhões de pessoas, tendo por base, 4 milhões de dormidas. O hotel dispõe, atualmente, de 369 quartos (a partir de €150). Os números são astronómicos, difíceis de acreditar, mas verdadeiros. Entre as centenas de individualidades de fama planetária, pelo hotel passaram nomes como Bill Clinton, Mikhail Gorbachev, Tina Turner, David Bowie, Diana Krall, Ben Harper e Jamie Cullum. Muitos outros, ficam no anonimato conferido pela notoriedade.

Se a festa dos 40 anos do hotel já tinha sido marcante, a mais recente, para assinalar o 45.º aniversário da unidade não lhe ficou atrás. O jantar ficou a cargo do chefe executivo, Miguel Paulino, alentejano que deixou o Algarve para tomar conta dos restaurantes do Sheraton Lisboa e suceder a nomes como Henrique Sá Pessoa ou Leonel Pereira. A nova abordagem, mais ousada e moderna, já começou a mostrar os primeiros resultados, com o visível “arejamento” e maior leveza do principal restaurante, o Panorama, magnificamente instalado no topo do edifício, onde também existe um animado bar. No Panorama, Miguel Paulino aposta em dois menus de degustação (de 5 pratos, batizado de “A Sul” ou de 7 pratos, de nome “A Norte”), com preços a partir de €55, em que sua experiência e passado convivem com uma visão de futuro. Um dos melhores exemplos da criatividade do chefe é o “Bacalhau à Zezinha”, em homenagem à mãe e aos pratos do fiel amigo que eram cozinhados na sua infância: Bacalhau à Brás e Bacalhau com natas. Uma proposta que, quase por si, já justifica uma visita ao restaurante.

Mas, se um hotel com 5 estrelas vive da qualidade do alojamento, serviço dos colaboradores e da excelente cozinha que serve, também o Sheraton Lisboa ganha pontos com a qualidade dos tratamentos e outras atividades lazer associadas ao bem-estar. O Spirito Spa venceu recentemente o prémio de melhor “Luxury Day Spa” do “sul da Europa”, na gala dos World Luxury Spa Awards. No total são 1500 m2, onde os clientes podem usufruir de várias suítes de tratamento (incluindo uma VIP para 2 e uma Vichy), piscina exterior, sala de relaxamento, zona lounge e bar, Hammam, sauna, jacuzzi e ginásio. O acesso ao Day Spa, gratuito para os hóspedes, custa €35.

Depois da renovação total em 2007, o Sheraton Lisboa Hotel & Spa tem agora previsto para o final de 2018, um “refresh” das áreas públicas e o início da remodelação de quartos. Já operacional – exclusivamente para os membros do programa de fidelização SPG - está a nova aplicação que permite iniciar o processo de check-in a partir do dia anterior à chegada - o que inclui o envio de uma hora de chegada, seleção de preferências ou optar por receber a conta por e-mail aquando do check-out. Na manhã da partida, os hóspedes podem igualmente efetuar o check-out usando esta aplicação.

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